Tainá Porto

Fotógrafa de recém-nascidos e famílias


Olá, meu nome é Tainá! E minha trajetória na fotografia Newborn começa naquele momento em que buscamos nossa identidade, nosso lugar no mundo. Nessa época eu estava morando fora do País, buscando formação e bagagem para encontrar minha profissão, quando a vontade de eternizar um pouco das paisagens e momentos lindos que me cercavam me fez comprar minha primeira câmera. Esse registro despertou em mim a vontade de trabalhar com fotografia e voltei para o Brasil em 2013 em busca de conhecimento para trilhar esse caminho.

Já em Curitiba no curso de fotografia eu conheci o Newborn, esse registro dos primeiros dias de vida de uma criança era tão intenso e incrível que me conquistou assim que o conheci. Sempre fui apaixonada por crianças e tendo cuidado de quatro irmãos desde muito nova, trabalhar nesta área foi uma escolha natural para mim. Ali eu me encontrei, na delicada e sensível arte de registrar o milagre da vida.

Me especializei, absorvi cada curso e workshop, aprendi muito com os primeiros bebês e sempre busquei referências para criar. Nessa busca percebi que o mercado brasileiro ainda era escasso em acessórios para a fotografia Newborn e quando trouxe de fora o meu primeiro Flokati® veio, em conjunto com meu namorado a idéia de importar os acessórios que tornavam as referências americanas tão lindas, assim criamos a Baby Bear Props, uma das maiores lojas de acessórios Newborn no Brasil.

Desde esse início, foram vários obstáculos e dificuldades que superados criaram a minha identidade, trabalhando durante muito tempo na casa do cliente antes de conseguir com muito carinho montar meu tão sonhado estúdio que hoje tanto me orgulha. Vários bebês passaram pelas minhas mãos e por minha lente e a conexão única que o Newborn traz de ter em suas mãos e poder registrar o maior amor do mundo para aquela mãe a cada ensaio, só me deu mais certeza que este era o meu lugar.

Eu estava e estou desde então completamente envolvida nesse mundo, totalmente apaixonada pelo que faço e com muita gratidão colhendo frutos de reconhecimento do meu trabalho. Estive por três anos consecutivos entre as 50 melhores fotografias de Newborn do Brasil, tive fotos exibidas em rede nacional e fui convidada para palestrar. Neste momento, quando percebi que a palestra sobre minha trajetória havia tocado várias pessoas, a vontade de ensinar que já havia surgido criou raízes em mim, de poder passar adiante tudo o que sei, o que aprendi com cada dificuldade e envolver cada vez mais pessoas nesse meio tão gratificante da fotografia Newborn.

Essa é a minha história na fotografia e o que eu mais amo nela é poder fazer parte da história de várias pessoas com meus registros dos momentos mais especiais de suas vidas.


Grande Abraço,

Tainá Porto 💕